A prosa de
Lima Barreto
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literatura regionalista ======= literatura no espaço urbano
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objetivos: idênticos da lit. regionalista
- adaptação do
espaço:
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mundo
rural em suas formas
è
vida suburbana
| |
classes
humildes |
/ nunca
apareceram na lit. como espaço idôneo
visão crítica: não à
autocomplacência
ornamental euclidiana
è buscar a origem do
Brasil pela depuração:
/ |
crítica + próxima da |
realidade temas
linguagem
eleição de personagens
ß
oposição
frontal às teorias científicas da
época: determinismo racial
è crítica enfurecida ao racismo
-
Procedimentos usuais: - abandono radical do mundo helênico
-
intenção explícita em revelar/desvelar a vida suburbana
è classe média
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eleição de personagens simples: origem humilde
- caricatura
dos mandatários e elite de maneira geral
-
escrita desleixada, apressada e coloquial [ X Coelho Neto / Rui
Barbosa / Olavo Bilac, enfim, a Academia ]
- crítica às
instituições:
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Triste fim de Policarpo Quaresma
X
ufanismo
de Afonso Celso
linguagem euclidiana
preconceito lobatiano
etc.
em
Triste fim... duplicidade de planos:
/ \
narrativo crítico
| |
relato dos percalços do enfoque dos limites da
brasileiro em sua pátria ideologia
- obras
importantes:
Recordações do Escrivão Isaías Caminha: linha autobiográfica em que se percebe a ojeriza ao
racismo
Triste fim de Policarpo Quaresma
Numa e a ninfa
Vida e morte de M. J. Gonzaga de Sá
Clara dos Anjos
-
sobre Triste fim de Policarpo Quaresma:
-
elementos da crônica: cenas do cotidiano / linguagem fluente (oral e coloquial)
-
tempo: cronológico: * quadro social nos primeiros anos da República
·
fatos históricos e
sociais ocorridos 20 anos antes da elaboração do romance (publicado
originalmente em folhetim no Jornal do Comércio, entre 11/agosto a 19/outubro
de 1911)
·
tempo diegético:
governo de Peixoto (1891/1894)
n
questões sobre o tempo:
tempo de carência (início)
n
tempo de
carência (fim)
por
quê?
-
espaço físico: subúrbio de Rio de Janeiro / zona rural (Sossego)
-
espaço horizontal: o herói desloca-se horizontalmente na terra em busca de um
ideal de nacionalidade (o Brasil que só existe na sua imaginação)
-
narrador
heterodiegético: 3ª ps. --- objetividade
-
temática: nacionalismo como valor a ser revisto dentro de um
referencial histórico-social através do confronto entre o ufanismo abstrato de
Quaresma e a realidade concreta do cotidiano nacional
-
reformas de Quaresma:
·
plano cultural: adoção
do tupi-guarani como língua oficial
·
estudos exaustivos da
geografia e da história do país
·
adoção dos costumes dos
tupinambás
·
violão como importância
às camadas populares
·
FRACASSO: trancafiado
num hospício
·
plano agrícola: sítio
“Sossego”
·
tentativa de
conscientização dos agricultores
·
união dos trabalhadores
rurais
·
reforma na agricultura
·
novos métodos de
plantio
·
problemas no escoamento
da produção
·
FRACASSO: peste dizima
animais e plantação + falta de solidariedade entre os homens rurais
·
plano político:
engajamento na Revolta da Armada a favor do Presidente
·
respeito às
instituições cívicas do país
·
denúncia de maus tratos
e assassinatos a presos políticos
·
FRACASSO: condenação à
morte por ser perigoso ao sistema instituído
- a
visão de Quaresma vai do abstrato para o concreto:
-
ufanismo
-
telurismo (apego à
terra)
-
política ( na política
vê o Brasil real e não o do seu sonho)
-
personagens: Ricardo Coração dos Outros
-
OLGA: cosmovisão diferente
das demais personagens: superação do pessimismo e da acomodação: vê a ação
terapêutica e transformadora do tempo
-
encontro com
RICARDO: remete às classes populares
+
antecipação do MODERNISMO: Quaresma se preocupa com a linguagem oral do caboclo
– aspectos não elitistas da Língua Portuguesa.
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