Monteiro Lobato e Os Urupês (1928)
è incluso nas forças
de restauração do sentimento de nacionalidade
|
busca de cenários regionais
- URUPÊS === primeira publicação na
Revista do Brasil de claras tendências à
| regionalização
ITAOCA ---- qualquer cidadezinha do interior paulista
è à beira do Vale da
Paraíba :
casas de tapera, ruas mal
iluminadas, políticos corruptos, ignorância e miséria
- LOBATO: INCONTINÊNCIA VERBAL ====
PREJUÍZO ESTÉTICO
AVANÇO
POLÍTICO
- defesa da sociedade
moderna e dinâmica
X
Brasil
rural e arcaico
ßÞ crítica feroz à
linguagem importada pela literatura
“sorriso da sociedade” == proposta lobatiana:
escrever de acordo com
o tema: compromisso
com uma literatura que tematize o Brasil
- JECA TATU = símbolo irado de
nosso imobilismo
è indolência
congênita
parasita
predatório ÞÞÞ construção
radicalmente pessimista
inadaptável ß
soturno oposição frontal a
uma das mais antigas tradições
fatalista literárias === sertanejo
forte e corajoso de Alencar
e suspensão épica do sertanejo euclidiano
- Regionalismo dominante =====
reabilitação neo-romântica do campo
|
vida rural === último reduto de nacionalidade genuína
ø
aparente repúdio à cultura litorânea e modernizante
ø
Brasil rural == “Idade de ouro”
- paisagem risonha
-
negros dóceis
-
professora dedicada
-
bêbado inocente
- mesa farta
-
fruta fresca
-
solo fértil
-
morena bonita
-
avozinha banguela e boa
-
gado roliço e saudável
X
Regionalismo lobatiano
è
oposição frontal ao dominante
enquanto ideologia
| |
| contradições em Lobato: sua editora
publicava
| e vendia textos aos quais, ideologicamente,
se colocava frontalmente
|
contra: capitalismo lobatiano
|
Lobato inverteu esta imagem do campo de cima para baixo tão abruptamente que
Lobato inverteu esta imagem do campo de cima para baixo tão abruptamente que
a falsificou também --- no RS foi Cyro Martins
-
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