Sobre João Guimarães Rosa
ROSA
------------------------------- LISPECTOR
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regionalismo
urbanismo
è metafísica do sertão è metafísica da cidade
ß
experimentalismo lingüístico
e de gênero: narrativa + poesia
- SAGARANA (1946)
- CORPO DE BAILE / GRANDE SERTÃO ( 1956)
- PRIMEIRAS ESTÓRIAS (1962)
- TUTAMÉIA (1967)
- ESTAS ESTÓRIAS (1969)
- AVE, PALAVRA (1970)
- ROSA X romance de 30
- mágico
- lógico
- lendário - verossimilhança
- discurso elíptico -
discurso linear
- oralidade
- não-oral
- técnica do romance regionalista:
- Alencar e os românticos
- Oliveira Paiva e os
real/naturalista
- Monteiro Lobato, Euclides da Cunha
e os pré-modernistas
- ciclo do romance do nordeste
X ( ruptura, oposição, insólito )
-
Guimarães Rosa
è
mágico / lógico
è
lenda / real
è
mistura, abolição de fronteiras
-
prosa roseana: trajetória para uma educação ----------
“romance de educação sentimental”, ascese para o conhecimento
sintática
semântica
-
temas: jagunçagem / coronelismos ------ metafísica do
homem rural
-
sentido de circularidade
A hora e vez de Augusto Matraga, in
Sagarana
1. Nhô
Augusto: fazendeiro valentão
Briguento
Desrespeitador
ßÞ MAL
¯® abandono da família
surra e marcação à ferro
ß
exílio: vida / morte / vida
ø
2. AUGUSTO ESTEVES: - auxílio do
casal de negros: recuperação das feridas
-
espaço afastado: estrangeiro ==== para criticar é preciso
distanciamento
-
vida nova: trabalho exaustivo
ßÞ BEM === anúncio da hora: recuperação da alma
¯® mas o passado retorna: Joãozinho Bem-bem
Joãozinho X Nhô Augusto
|
duplo ----
antípoda (mal) ===== anunciador da morte
|
o passado
3. AUGUSTO MATRAGA: - luta pelo
BEM --------- prevalecer a noção de BEM: perdão
perdoar
o outro é perdoar a si ø
-
morte: homicídio duplo / suicídio
è nome de batismo: identidade primeira: momento
primordial do homem: essência
·
sobre Grande
sertão: veredas
- elementos desencadeadores da narrativa:
a) amor
estranho por Diadorim, colega de jagunçagem: o que é o Amor?
b) Pacto
com o Diabo: o que é o Mal? Quem é o Mal?
ßÞ narrativa: oralidade do discurso ======
narrador = contador de causos
conta para saber e não para informar: especular idéia ø
c) objetivo
do relato de Riobaldo: tornar lógica a sua vida; separar os opostos:
citação páginas 206/207
è mundo misturado =====
mescla das formas narrativas e seus elementos
è Jõe Bixiguento: episódio
de Maria Mutema
ß
assassinato do
marido com chumbo derretido induz suicídio do
padre com calúnia e
difamação
ßÞ
arrependida, torna-se santa
¯® violência da palavra como o chumbo
| |
mata o padre pela inoculação da mata o marido
mentira: o Mal
¯® princípio da mistura: hibridização
mundo ============== relato
||
assim também é o romance
- elementos do híbrido:
1. linguagem ======= misturada --- objetivo: pureza; volta
metafísica à origem do verbo
achado verbal ø
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trabalho
artesanal sobre a palavra
criação primordial: fundação
|
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- ênfase
expressiva (poética) dimensão mítico-metafísica
-
repúdio ao lugar-comum
è
NONADA ==== coisa de nenhum ser ou de
pouca importância
|
uso antigo do sertanejo
- base lingüística:
falar regional do norte de Minas Gerais
ß
* oralidade extrema * acréscimos:
latinismos
|
arcaísmos
idioleto
roseano: feito de materiais
indianismos
lingüísticos heterogêneos mas neologismos
homogeneizantes --- paradoxo
estrangeirismos
è vasto saber lingüístico
sobre a terceira margem do rio, in.: Primeiras estórias, de 1962
- narrador homodiegético ------ narra para pedir perdão
|
fracasso ao tomar a si o
encargo da transcendência
travessia constante
|
vida Û
morte ( ambas margens do rio)
ß
ß
sanidade Û
loucura
-
travessia constante: rio que sempre segue == metáfora
fundadora
da obra rosiana
·
travessia constante ---- margem desconhecida
·
margem onde mora a família ---- vida
·
margem de lá ------ morte
·
terceira margem: o rio constante: transcendência
è
questões metafísicas e ontológicas
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