segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

resultado seleção doutorado

então, já está na página no ppgletras a lista dos novos doutorandos; eles terão 4 anos de muitas leituras, muitas noites e dias estudando feito loucos, muitas idéias geniais e poucos pés no chão; estes novos alunos sofrerão as angústias de querer e ainda não poder... mas em meio a tantos momentos de quase desespero, eles descobrirão novos mundos, novas maneiras de reavaliarem a literatura, e prestarão mais atenção nas coisas que dizemos em sala de aula. bem-vindos!

http://www.ppgletras.furg.br/extra.htm


eu gostaria de agradecer Rubelise e José Luis pela agradabilíssima companhia nesta semana de intenso trabalho.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

ppg letras da furg

começou ontem o processo de seleção dos alunos que desejam ingressar no doutorado de história da literatura do ppgletras da furg; a comissão é composta pela profa. dra, rubelise cunha (presidente), pelo prof. dr. josé luis fornos e por mim. apesar do calor inclemente, o trabalho tem sido muito agradável na companhia destes colegas. entre risos e muita camaradagem, temos lido e ouvido coisas muito interessantes. acho que o ano promete!

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

revista de estudos de literatura brasileira contemporânea

saiu muito recentemente a revista estudos de literatura brasileira contemporânea; o número 40, do qual participo com um ensaio sobre manoel de barros, foi organizado pela profa. dra. zilá bernd, e tem como tema central os vestígios memoriais. é claro que sou suspeita ao fazer este convite, mas vale a pena dar uma conferida!

http://seer.bce.unb.br/index.php/estudos

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

as malas...

neste exato momento, 13:30 horas em espanha, em uma cidadezinha pequena chamada 'villanueva de las fuentes', em castilla la mancha, sob um céu que promete muita neve e frio, estou fazendo as malas; bem, viajei com uma apenas, mas os apelos consumistas (livros, bugigangas, roupas, sapatos, queijos e jamón) me obrigaram a comprar outra mala (que aqui se chama pelo nosso diminutivo 'maleta'). tento encontrar espaços vazios para acomodar mais coisas, mas a balança ao lado me diz que não convém... ano passado me passei na quantidade e no peso (4 malas) e paguei uma fortuna de excesso. mas a gente nunca aprende certas coisas... assim que seguirei arrumando minhas duas malas (e uma mochila + bolsa + bolsinhas + sacolas) pra ver se consigo voltar intacta...

leituras de viagens

pra atravessar o atlântico, quase 10 horas de vôo entre porto alegre e lisboa, me fiz acompanhar de 4 livros:
 mia couto - a confissão da leoa;

luiz antonio de assis brasil - figura na sombra;

ana maria gonçalves - um defeito de cor;

manoel de barros - poesia completa

são leituras muito variadas, mas afianço que valem! aliás, sobre o manoel estou começando um belo projeto com dois amigos (kelcilene e luis fernando), e que prevê uma publicação que, espero, contaremos com a colaboração de amigos valiosíssimos.
fotos dos livros:


</
div>

retorno, enfim...

pois, depois de tantos meses em silêncio, volto a este blog. nada de mais, apenas um descanso...
como notícias: nos dias de 'recesso de natal' uma viagem maravilhosa por atenas e delfos.
atenas tem muito a oferecer, não se engane
m que se trata de uma cidade de ruínas; de fato, é, mas há, espalhados por toda a cidade antiga, sítios arqueológicos fantásticos. é preciso imaginação e um bom guia turístico (destes que se vendem em bancas de revistas e livrarias setor viagens). esta foto aí ao lado é da acrópole (cidade alta) na parte frontal do partenon, dedicado à deusa atenea. entre este ponto em que estou e o templo propriamente dito, do qual se vê as colunas, havia um outro pequenino com a estátua de zeus. enfim, é necessário dar crédito aos arqueólogos. há, nos museus, maquetes da acrópolis pré-micênica, micênica e clássica (tempo de péricles). mas o que a gente vê é a intenção de recosntruir pela arquitetura uma época gloriosa que foi destruída por diversos fatores. um deles, e talvez o mais destruidor, tenha sido a faina imperialista cristã. este templo, todo bordado de belísismas esculturas em honra dos deuses (especialmente atenea e poisedon), dos heróis e dos homens, tinha muitas cores e muito ouro. no interior, com 12 metros de altura, ficava atenea, cujas vestes eram pintadas a ouro. o que restou? imensos blocos de mármore e algumas esculturas roubadas pelos ingleses e alemães. parece que o governo grego luta até hoje pela devolução de seu patrimônio histórico-cultural... sabe-se que o museu britânico roubou o que pode e se veste de ouvidos moucos para não devolver...