nos dias 15 a 17 desta semana de maio, tivemos o V seminário de história da literatura promovido pelo programa de pós-graduação em letras da furg. foram conferecistas: marisa lajolo (unicamp/universidade presbiteriana mackenzie), carlos alexandre baumgarten (furg), heidrun krieger olinto (puc-rio) e luís bueno (ufpr); os painelistas foram: aimée bolaños (furg), eliane campello (ucpel), luciana jardim (furg),eloína prati dos santos (ufrgs), eurídice figueiredo (uff) e rubelise da cunha (furg). também tivemos sessões de comunicações variadas.
quero ressaltar duas conversas muito interessantes que tive nos bastidores: com a heidrum, no percurso de uma carona até a cidade, momento em que conversamos sobre o intelectual de risco, e que eu poderia chamar de "orgânico"; e com a luciana jardim e zé fornos, com quem destilei muitas idéias sobre poesia e a necessidade do crítico de vivê-la com entrega, e também sobre bachelard e sua perspectiva desafiadora ao racionalismo clássico que domina os meios acadêmicos.
os dias se fizeram misteriosamente muito ensolarados para esta época do ano, a temperatura estava amena e o auditório quase lotado. parabéns à comissão organizadora: mauro, rubelise, carlos, mairin e cícero (nosso fiel escudeiro que nos salva de muitos apertos).
Nenhum comentário:
Postar um comentário